Acidentes decorrentes de falhas em equipamentos
É extensa a lista de acidentes que tiveram como gatilho a falha em algum equipamento. A falha em um equipamento pode ser decorrente de deterioração (processo, em geral, lento) ou decorrente de falhas no uso e/ou manutenção de um equipamento.
Garantir que um equipamento seja transportado, instalado, operado e mantido de acordo com o seu projeto é um ponto importante na prevenção de acidentes. A implementação de procedimentos de operação, manutenção, inspeção, etc. é, então, fundamental.
Segurança e disponibilidade – benefícios mútuos
Ter equipamentos em plenas condições de funcionamento (desde o seu projeto até sua manutenção diária), como já dito, é um ponto chave para ter uma instalação segura. Ter as matrizes de condições básicas de um equipamento atendidas e uma operação segura, garantirá à companhia uma operação de alto desempenho, também do ponto de vista de produtividade.
Prática confiável
Estabelecer padrões e procedimentos não garantem que o objetivo será alcançado. Manter uma prática confiável e executar todas as atividades conforme planejamento e adequar os procedimentos quando necessário é o que pode levar ao objetivo. Para tanto as empresas precisam ter atenção especial em alguns pontos:
-
- Identificar os equipamentos e sistemas críticos;
- Envolver pessoal competente (e treinar os colaboradores);
- Identificar e corrigir deficiências de equipamentos (em geral, essas deficiências são decorrentes de falha em seu projeto);
- Analisar e tratar os relatórios de inspeção¹,²;
- Etc.
Nota 01:
É comum que os relatórios de inspeção apresentem observações que não são tratadas adequadamente – o que pode levar (e, em muitos casos, leva) à desencadear acidentes.
Nota 02:
Os resultados devem ser utilizados para verificar se é necessário ajustar a frequência das avaliações.
Outras pílulas sobre esse assunto:
-
- PL05-5060-01: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Introdução;
- PL05-5060-02: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Abordagens na prevenção de acidentes;
- PL05-5060-03: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Cultura de segurança de processo e cumprimento de normas;
- PL05-5060-04: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Competências em segurança de processo e gestão de conhecimento do processo;
- PL05-5060-05: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Identificação de perigos e análises de riscos;
- PL05-5060-07: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Gestão de prestadores de serviços;
- PL05-5060-08: Gestão de segurança de processo baseada em riscos – Gestão de mudanças;
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-5060-006_0
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.