Havia uma previsão de investimentos da ordem de 67 bilhões de reais, entre 2024 e 2028, no setor de celulose e papel. Dentre os investidores, a Arauco anunciou investimentos de 3 bilhões de dólares, no projeto Sucuriú – a fábrica será instalada à margem do rio Sucuriú, no município sul mato-grossense de Inocência.
A nova planta da Suzano, localizada em Ribas do Rio Pardo, cidade também localizada no Mato Grosso do Sul, deve entrar em operação em breve e recebeu investimentos de mais de 22 bilhões de reais.
Localizada em Lençóis Paulista, munícipio do interior paulista, a Bracell concluiu há poucos anos o projeto Star – projeto de cerca de 8 bilhões de reais – e voltará a investir na região. Dessa vez, a empresa anunciou que vai investir cerca de 5 bilhões de reais. Metade desse montante será destinado à construção de uma nova fábrica de papel tissue.
No centro da maior disputa societária do Brasil, a Eldorado anunciou um investimento de 25 bilhões de reais em sua operação. A fábrica, localizada em Três Lagoas, também no Mato Grosso do Sul, deverá receber a segunda linha de fibras. Além do investimento na própria fábrica, também haverá expansão da área de floresta da Eldorado e a previsão de construção de 90km de ferrovia.
Mais uma vez esse setor demonstra sua força no Brasil, com investimentos que manterão o Brasil em posição de destaque. O Brasil é o maior exportador de celulose do mundo e é o segundo maior produtor, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Dados de 2022 (compilados em 2023) mostram que esse setor ofereceu 614 mil empregos diretos e 2,6 milhões de empregos indiretos e, ao que tudo indica, a oferta de oportunidades de trabalho nesse setor crescerá nos próximos anos.
Como as demandas do setor de celulose e papel são desafiadoras, a LTI – Loop Tecnologia Industrial se preparou para oferecer, além de sistemas de automação, serviços que conferem segurança e alto desempenho. Destacamos os serviços de consultoria para sintonia de malhas de controle (PID) usando modelos matemáticos e para desenvolvimento de projetos de Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) até SIL 3.