Medição de nível por pressão em tanque atmosférico:
A medição de nível por pressão em tanque atmosférico é bastante comum e, como mostrado na pílula anterior, se baseia nos conceitos da hidrostática.
A expressão mostrada abaixo é aplicada para esse tipo de medição:
ΔP = ρ × g × Δh
Onde: ΔP: variação de pressão (Pa)
ρ: densidade do fluido (kg/m³)
g: aceleração da gravidade (m/s²)
Δh: variação de altura da coluna de líquido (m)
Note que a equação entrega, como resultado, a variação de pressão em função da variação da altura. Como já dito anteriormente, a medição de nível por pressão deve ser realizada por transmissores de pressão manométrica, logo, temos que a medição de nível é obtida à partir de uma medição de pressão diferencial (em essência e mesmo que o transmissor não faça a medição de pressão diferencial). Como o transmissor entrega a medição de pressão, basta aplicar a equação mostrada abaixo para determinar a altura da coluna de líquido:
h = P / ρ × g
A Figura 01 mostra duas montagens típicas de transmissores de pressão manométrica aplicados para medição de nível em tanques atmosféricos. À esquerda é apresentada uma configuração em que o transmissor é montado na mesma altura da tomada de pressão, enquanto à direita, o transmissor de pressão está montado abaixo da tomada de impulso.
Com o transmissor de pressão montado abaixo da tomada de pressão, é preciso descontar a altura entre eles (supressão de zero).
Outras pílulas sobre esse assunto:
– PL05-3020-001: Medição de nível por pressão (Parte 01 de 04) – Teoria;
– PL05-3020-003: Medição de nível por pressão (Parte 03 de 04) – Tanques pressurizados;
– PL05-3020-004: Medição de nível por pressão (Parte 04 de 04) – Unidades de medida.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-3022-002
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.