Hidrostática:
A pressão hidrostática é a pressão exercida por um fluido qualquer e varia em função de sua densidade e em função da altura da coluna de fluido.
O Teorema de Stevin diz que “A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos”. A expressão mostrada abaixo é a representação matemática do princípio de Stevin:
ΔP = ρ × g × Δh
Onde: ΔP: variação de pressão (Pa)
ρ: densidade do fluido (kg/m³)
g: aceleração da gravidade (m/s²)
Δh: variação de altura da coluna de líquido (m)
Além do Princípio de Stevin, é importante relembrar o Teorema de Pascal que diz que a pressão é distribuída igualmente por todas as partes do fluido.
Medição de nível por pressão:
A medição de nível por pressão é, obviamente, um método de medição indireta. A medição de nível por esse princípio pode ser aplicada em sistemas nos quais a densidade do fluido não varia (ou varia pouquíssimo). Ao conhecer a densidade do fluido e medir a pressão exercida no ponto de medição, pode-se calcular a altura da coluna de líquido, determinando, então, o nível desse líquido.
Os transmissores de pressão podem ser projetados para medição de pressão absoluta ou manométrica. Para a medição de nível, os transmissores devem ser do tipo manométrico.
A Figura 01 mostra a aplicação de um transmissor de pressão manométrica aplicado para medição de nível em um tanque atmosférico (à esquerda) e outro transmissor de pressão aplicado para medição de nível em um tanque pressurizado (à direita).
Outras pílulas sobre esse assunto:
– PL05-3020-002: Medição de nível por pressão (Parte 02 de 04) – Tanques atmosféricos;
– PL05-3020-003: Medição de nível por pressão (Parte 03 de 04) – Tanques pressurizados;
– PL05-3020-004: Medição de nível por pressão (Parte 04 de 04) – Unidades de medida.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-3022-001
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.