Acidentes, perdas… assuntos tristes e chatos. Mas se são tão chatos e tristes, por qual motivo a LTI aborda esses assuntos com tanta frequência? Abordamos porque consideramos que é necessário!
Em publicação recente, citamos vários acidentes que ocorreram no último mês (Outubro / 2023) e o presente mês não está sendo diferente; infelizmente há alguns casos de acidentes industriais, por exemplo, envolvendo incêndios e/ou explosões.
Mas o que fazer, ou, quais argumentos usar para convencer companhias (na verdade, pessoas) de que é necessário investir em segurança? Ao abordar esse assunto, é comum recebermos o feedback de que a companhia (interlocutor) investe em segurança. E realmente investe; em geral, as companhias investem bem em segurança ocupacional. Mas se abordarmos segurança de processo…
A cultura de fazer investimentos em segurança de processos tem se tornado mais comum, mas o ritmo de mudança cultural é lento. E nosso papel é tentar mostrar para as companhias que há inúmeros benefícios em investir nisso e um deles é a otimização dos custos de seguros.
Em termos gerais e simplificados, quanto maior for a probabilidade de haver acidentes em uma unidade fabril, maior será o valor do prêmio. Sendo assim, minimizar riscos de lesões em pessoas, prevenir danos materiais e reduzir os riscos de responsabilização legal, seja por órgãos governamentais ou vizinhança, gera redução do prêmio de seguro.
Riscos não gerenciados também impactam fortemente na elevação dos valores dos prêmios, mas se uma indústria gerenciar os seus riscos adequadamente, as companhias de seguros deixam de poder usar um argumento que é comum: “estamos assumindo riscos desconhecidos”.
O termo “otimização dos custos de seguros” foi colocado anteriormente com o claro propósito de mostrar que reduzir o valor do prêmio de um seguro nem sempre é o melhor caminho. O ideal é otimizar o seguro e conhecendo todos os riscos e todos os meios de redução e gerenciamento desses, isso é possível.
Ter a cobertura necessária pelo valor justo: isso é otimizar o prêmio do seguro. Afinal, ter cobertura insuficiente também é um fato relativamente comum e, muitas vezes, é decorrente de um risco que não foi adequadamente identificado, nem pela empresa contratante do seguro, nem pela contratada.
Tratar retorno de investimentos em segurança de processos, como já expomos em outra publicação, é um grande desafio. Talvez com o olhar direcionado à uma possível otimização dos valores de contratação de seguros e suas coberturas, o direcionamento de investimentos para avaliação de riscos e prevenção de acidentes, se torne mais fácil.
A LTI – Loop Tecnologia Industrial mantém o seu compromisso de oferecer serviços que contribuam para que as indústrias tenham processos mais seguros. Além dos projetos de automação industrial (nos quais privilegiamos a segurança), oferecemos alguns trabalhos que contribuem para a prevenção de acidentes industriais:
– Estudo para avaliação de riscos em processos industriais (HAZOP);
– Projeto e implantação de SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança);
– Identificação e classificação de áreas potencialmente explosivas;
– Projeto de instalações elétricas para áreas classificadas;
– Etc.