Payback! Essa é uma palavra recorrente em (praticamente) todos os planos de investimentos de uma companhia. Mas é possível justificar retorno de investimento quando o assunto é segurança de processo?
– Eu penso que não (pelo menos não devemos tratar dessa forma). Investimentos em segurança de processos devem ser encarados como proteção de vidas e proteção de patrimônio!
A cultura de segurança das companhias tem passado, já há alguns anos, por profundas e importantes transformações. Aliado à essa, digamos, onda de conscientização, há a comunicação massiva e quase instantânea do que acontece pelo mundo e quando há um acidente, mesmo que não se tenha perdas, a imagem de uma companhia pode sofrer arranhões.
No último mês, outubro de 2023, os acidentes em indústrias cobraram um preço altíssimo: muitas vidas foram ceifadas em decorrência de acidentes que aconteceram ao redor do mundo. Essa publicação não tem o objetivo de compilar dados sobre acidentes, mas é importante citar alguns deles, para que tenhamos mais mudanças positivas, quando o assunto é investimentos em cultura e em sistemas de segurança.
Um vazamento ocorrido em uma indústria química localizada na Índia matou uma pessoa. Esse acidente aconteceu no dia 6.
No dia 11, houve uma explosão em uma indústria química australiana. Esse acidente matou uma pessoa.
Em Taiwan, no dia 12, duas pessoas morreram em decorrência de um acidente que aconteceu durante o descomissionamento de uma indústria química.
No dia 21, houve uma explosão em uma fábrica de alumínio, localizada na China, e esse acidente causou, a morte de seis pessoas.
No Cazaquistão, a explosão em uma mina matou, pelo menos, 45 pessoas. Esse acidente aconteceu no dia 28.
Também no dia 28, houve um acidente em uma empresa localizada no interior de São Paulo. Duas pessoas perderam a vida nesse acidente.
Alguns dos acidentes citados nessa publicação aconteceram em companhias que realmente cuidam da segurança e onde esse assunto é tratado de maneira correta. Esse não é um argumento negativo aos investimentos em segurança; na verdade, esse deve ser um argumento para mostrar que os procedimentos de segurança, sistemas de segurança, etc. precisam ser constantemente discutidos e melhorados.
Infelizmente houve perdas de muitas vidas no último mês, mas esse também não deve ser um argumento para mostrar a necessidade de se ter sistemas de segurança robustos. Não deve, pois, se houver “apenas” uma perda humana, já haverá um custo intangível para uma família.
Identificar riscos, reduzir a probabilidade de ocorrência de acidentes e implantar meios para mitigar os efeitos de um eventual acidente é fundamental. Igualmente importante e, muitas vezes pouco discutido, é saber quais são os limites toleráveis para cada um dos riscos que podem ser encontrados dentro de uma companhia. Nunca teremos uma condição de risco ZERO, mas esse também não pode ser um argumento para deixar de pensar em segurança.
A LTI se dedica em estudar formas para oferecer serviços que possam contribuir para que as indústrias tenham processos mais seguros. A seguir são apresentados alguns dos trabalhos que colaboram com a prevenção de acidentes:
– Identificação e classificação de áreas potencialmente explosivas;
– Projeto de instalações elétricas para áreas classificadas;
– Estudo para avaliação de riscos em processos industriais (HAZOP);
– Projeto e implantação de SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança);
– Etc.