A indústria química brasileira tem (relativa) pequena participação no PIB. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a participação da indústria (em geral) foi de aproximadamente 23,3%, no período entre 2011 e 2021. Esses dados podem ser encontrados aqui. Como pode ser visto na Figura 01, a indústria química representa, aproximadamente, a décima parte da fatia referente à contribuição do setor industrial.
A LTI – Loop Tecnologia Industrial tem ampla experiência em indústrias químicas diversas, e com destaque recente ao ramo de agroquímicos. Esse segmento tem apresentado boa tendência de crescimento nos últimos anos, como pode ser visto na Figura 02.
Mesmo com o crescimento de alguns setores, o Brasil mostra forte dependência de produtos químicos estrangeiros, como mostra a Figura 03.
Dados do ano corrente (2023) mostram que a balança comercial relativa aos produtos químicos permanece nada favorável ao Brasil; até setembro desse ano, por exemplo, o déficit foi de 35,8 bilhões de dólares, segundo informação da Abiquim, disponível no portal Petronotícias.
O fortalecimento da indústria química brasileira pode aumentar o grau de independência da nossa indústria, o que seria convertido em ganhos financeiros diretos às companhias e ganhos ao país, como por exemplo, com o aumento da oferta de postos de trabalho nesse segmento.
Nota: os dados apresentados nas imagens podem ser encontrados em material disponibilizado pela Abiquim.
A LTI pode contribuir com indústrias químicas de diversas formas, como por exemplo, no aumento da segurança de processos, podendo contribuir desde a fase de HAZOP até a implantação de um SIS.