Contaminação cruzada:
A contaminação cruzada em indústrias químicas, agroquímicas, alimentícias e farmacêuticas, por exemplo, podem gerar uma série de graves consequências. A contaminação cruzada é, em essência, a transferência de uma substância para outra e pode ser de diversos tipos, tais como:
a) Contaminação por produto químico diverso ao produto em processamento;
b) Toxinas;
c) Substâncias alergênicas em gêneros alimentares;
d) Corpos estranhos, etc.
Em uma indústria química / agroquímica, por exemplo, a contaminação cruzada ocorre, em geral, de produto para produto ou de equipamento para produto.
Os processos de limpeza de equipamentos e tubulações em uma instalação industrial devem ser muito bem planejados, para que não ocorram problemas diversos. A gama de possíveis consequências é muito extensa; a seguir são apresentadas apenas algumas delas:
a) Perda de especificação de produto (com consequências diversas):
-
-
-
- risco à vida, quando há contaminação por toxinas, ou alérgenos, por exemplo, em uma indústria alimentícia;
- risco à vida, quando há contaminação por toxina ou outros ativos em indústria farmacêutica;
- risco de perda de lavoura, quando há contaminação cruzada em indústria agroquímica.
-
-
b) Risco de incêndio / explosão por reação química não planejada, decorrente de contaminação por “grandes” volumes, em geral, decorrentes de perda de contenção ou operações inadequadas;
c) etc.
Essas duas publicações pretendem abordar somente as “pequenas” contaminações, que podem ocorrer em válvulas do tipo esfera. Esse modelo de válvula tem um modo construtivo padrão que permite o acúmulo de material em partes internas, como pode ser visto na Figura 01.
As setas vermelhas indicam pontos onde, em geral, ocorre acúmulo de produto. O produto que fica preso nas regiões indicadas, escoa para essas áreas durante as movimentações (ciclos de aberturas e fechamentos) das válvulas desse tipo.
Esse acúmulo de material pode desencadear alguns tipos de contaminação:
a) Transferência de um produto químico para outro;
b) Proliferação de colônias de fungos / bactérias, com posterior contaminação do produto em processamento;
c) etc.
Na próxima “Pílula, da LTI” (PL05-3080-006), mostraremos alguns cuidados que podem (e devem) ser adotados durante o processo de especificação de válvulas do tipo esfera. Também serão apresentados alguns cuidados que podem ser adotados durante os processos de limpeza de equipamentos e tubulações.
Esses cuidados visam a redução da probabilidade de ocorrer contaminação cruzada nesses dispositivos tão largamente empregados nas indústrias.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-3080-005
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.