Como já foi mostrado em nosso blog, o hidrogênio é “multicolorido” e uma das cores é a turquesa.
O hidrogênio turquesa é obtido através da pirólise do metano e esse processo não emite CO2, pois o subproduto da pirólise é o negro de fumo, que é uma forma de carbono sólido.
O negro de fumo é consumido em vários processos industriais e a receita gerada com esse subproduto se mostra como um importante fator para viabilizar, economicamente, projetos de obtenção de hidrogênio.
Dados do IPEA (2019) mostram que 98% de todo hidrogênio produzido, em nível global, é obtido a partir de combustíveis fósseis, sendo que 75% se referem à utilização de gás natural (metano é o principal componente do gás natural).
A pirólise do hidrogênio é muito endotérmica, ou seja, precisa de muita energia; para que esse processo seja ambientalmente positivo, a energia necessária para o processo de pirólise deve ser proveniente de fonte limpa, pois, do contrário, o balanço de emissões de carbono pode não ser favorável.
A conversão do metano tem um balanço final, e aproximado, de 3 partes de carbono sólido para uma parte de hidrogênio (exemplo: 100kg de metano -> 25kg de hidrogênio + 75kg de negro de fumo). Um dado interessante é que o negro de fumo produzido através dessa rota tecnológica tem menor impacto ambiental do que os processos mais utilizados na atualidade.
Para saber mais sobre o hidrogênio turquesa, conhecer detalhes desde a extração do gás natural até as aplicações do negro de fumo, passando pela análise de várias rotas tecnológicas para obtenção do hidrogênio turquesa, consulte a nota técnica publicada pela Empresa de Pesquisa Energética.
Como já dito, a obtenção do hidrogênio turquesa é dependente do consumo de gás natural, que é um combustível fóssil não renovável. Agora, você sabia que o metano é um dos principais gases de efeito estufa e que, assim sendo, esse gás contribui com o aumento da temperatura global? E você sabia que a maior fonte de emissão desse gás nos Estados Unidos da América são as vacas?.
Infelizmente, capturar metano da atmosfera ainda não é viável, como pode ser visto nessa publicação, mas como a tecnologia anda à passos largos, é utopia pensar no dia em que será possível capturar metano da atmosfera, amenizando o efeito estufa, e converter esse metano em hidrogênio turquesa? Quem sabe um dia voltamos aqui para responder essa pergunta com fatos!