Emissões fugitivas:
Segundo definição do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), em sua resolução 382/2006, lançamentos difusos (ver nota 01) na atmosfera de qualquer sólido, líquido ou gás são considerados como emissões fugitivas.
Nota 01:
Fontes de lançamentos difusos: emissões provenientes de dispositivos ou sistemas que não possuem mecanismos de controle e/ou direcionamento do fluxo, por exemplo, de um gás. Essas fontes, então, geram emissões não intencionais e, por esse motivo, são de difícil detecção.
A Emerson disponibiliza em seu site, um dado interessante que é mostrado na Figura 01. Como pode ser visto nessa imagem, 60% das emissões fugitivas acontecem em válvulas.
Vazamentos em válvulas do tipo globo
As válvulas lineares, tipicamente, apresentam altos índices de emissão fugitiva (relativamente às válvulas rotativas). Esses altos índices são resultantes de vários fatores, tais como:
-
- O movimento da haste extruda a gaxeta;
- A haste fica exposta ao meio ambiente e pode sofrer corrosão.
Para conter os possíveis vazamentos, alguns fabricantes disponibilizam acessórios que “eliminam” os riscos de haver emissão fugitiva. Esses acessórios, os foles metálicos (mostrados na Figura 02), isolam totalmente o fluido da atmosfera e formam uma vedação dupla, garantindo, assim, que não haja vazamento entre a gaxeta e haste.
No lado esquerdo da imagem se observa a válvula fechada, enquanto do lado direito é mostrada a haste levantada, ou seja, a válvula na posição aberta. O fole é mostrado nos destaques em vermelho. Note que na imagem da direita, o fole está comprimido.
A LTI – Loop Tecnologia Industrial pode contribuir com sua empresa para reduzir os riscos em processos, através de estudos HAZOP, projetos para áreas classificadas, implementação de sistemas de gerenciamento de alarmes e de Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS), etc.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-3080-004
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.