Devido a fatores históricos e culturais envolvendo a pequena participação no passado da mulher na indústria, ainda hoje se associa o gênero à menor capacidade de produção e inteligência técnica nessa área, claro, de forma equivocada. Apesar disso, as novas gerações de mulheres estão cada vez mais cientes de seu poder social e capacidade, especialmente nas áreas que englobam a engenharia e automação. E as empresas estão igualmente caminhando para a inclusão feminina na área, visto que não há cabimento a visão preconceituosa de que o mercado é para os homens, por sua força bruta.
Atualmente, as mulheres estão sub-representadas em áreas que experimentam crescimento de empregos, como engenharia e tecnologia da informação e comunicação. A acentuada representação feminina tende a acontecer cada vez mais, justamente devido aos avanços tecnológicos, estes que permitem que o trabalho já não envolva extremo perigo nos maquinários e não requerem o uso da “força bruta”, podendo os técnicos, independente do gênero, participar ativamente no entendimento de dados, na tomada de decisões, supervisão de processos e etc.
Desta forma, a empresa LTI – Loop Tecnologia Industrial torce e contribui para o desenvolvimento social e a inclusão feminina na automação e engenharia, de forma a transformar o mercado em um lugar cada vez mais justo e igualitário.