A reutilização ou o reuso de água é o reaproveitamento de água que já foi utilizada em residências, indústrias e agricultura. Após passar por um tratamento específico, a água volta a ter qualidade específica para diferentes usos. O reuso de água é uma alternativa para minimizar o problema de escassez de água, que pode ser decorrente de desperdício de água, a poluição das nascentes ou qualquer outra razão. Adotando técnicas para tratamento e reuso da água, faz com que várias atividades se utilizem da mesma água de forma controlada, racional, sequencial e econômica.
Águas de chuva também podem ser aproveitadas; hoje as águas de chuva são encaradas, pela legislação brasileira como esgoto, pois ela vai dos telhados e pisos para as bocas de lobo onde, como “solvente universal”, vai carreando todo tipo de impurezas para um córrego que vai acabar dando em um rio, que, por fim, vai acabar suprindo em uma captação para tratamento de água potável.
Uma pesquisa da Universidade da Malásia deixou claro que, após o início de chuva, somente as primeiras águas possuem ácidos, microrganismos e outros poluentes atmosféricos, sendo que, normalmente, pouco tempo depois ela já adquire características de água destilada e pode ser coletada em reservatórios fechados.
A produção da água de reuso acontece dentro de Estações de Tratamento de Esgoto e possui inúmeras finalidades, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais e limpeza de ruas e praças.
A Sabesp, por exemplo, obedece rigorosos parâmetros de qualidade na produção da água de reuso. Sendo responsável pelo fornecimento de água e coleta de esgoto em mais de 350 municípios do Estado de São Paulo, essa empresa tem investido em estações de tratamento de água para reuso.
Sabemos a importância da água em nossa vida e como ela é necessária. Por isso, é essencial evitar o desperdício de água, ficar atento aos vazamentos; incentivar o consumo sustentável e promover a educação ambiental.