Medições elétricas:
Algumas medições básicas auxiliam no processo de colocar uma rede DeviceNet em operação. Após todos os dispositivos estarem devidamente conectados à rede e os resistores de terminação estarem instalados, recomenda-se medir a resistência ôhmica entre os canais de comunicação (cabos branco e azul / CAN High e CAN Low) – ver Figura 01.
Obviamente, essa medição deve ser feita com a rede desenergizada e deve-se verificar uma resistência ôhmica entre 50Ω e 70Ω (o valor padrão de referência é 60,5Ω).
Caso encontre uma resistência próxima à 0Ω, procure por curto-circuito entre os canais de comunicação. Caso uma resistência que tenda ao infinito seja observada, verifique se os resistores de terminação foram devidamente instalados e verifique se o circuito está aberto – problemas de conexão.
Se for observado um valor menor do que a faixa de referência, pode ser que tenham sido instalados mais do que dois resistores de terminação e, se um valor maior for observado (próximo de 121Ω), verifique qual das extremidades está sem o resistor de terminação instalado.
O dreno e o 0Vcc devem ser conectados (recomendado que a interligação seja feita na porção central da rede), logo, deve-se verificar a resistência ôhmica entre essas duas vias (valor próximo a 0Ω).
Após energizar a rede, verifique a tensão presente entre 0Vcc (cabo preto) e +24Vcc (cabo vermelho). Essa medição deve ser feita no final da rede e é esperado encontrar uma tensão elétrica superior a 20Vcc (esse valor não é o mínimo esperado para a operação de uma rede DeviceNet, mas, em geral, os dispositivos conectados à rede apresentam falhas com tensões abaixo desse valor).
Também com a rede energizada, deve-se encontrar, entre o canal CAN High e 0Vcc, uma tensão entre 2,5Vcc e 3,0Vcc; o mesmo se aplica para tensão entre o canal CAN Low e o 0Vcc.
A última verificação elétrica que pode ser feita é a medição da corrente elétrica que circula pela fonte de alimentação. Para essa verificação, todos os dispositivos devem estar conectados à rede e, caso tenham válvulas conectadas à esse rede, deve-se acionar esses dispositivos; a corrente medida deve ser compatível com a fonte de alimentação utilizada (tipicamente, as fontes utilizadas para alimentar redes DeviceNet podem suprir até 8A).
A “Pílula, da LTI” PL05-2040-002 mostra as características gerais de uma rede DeviceNet e a pílula PL05-2040-004 mostra os principais status de um scanner DeviceNet.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-2040-003