Definições para área classificada e atmosfera explosiva:
Uma área é classificada quando há a probabilidade de existir ou de se formar uma atmosfera explosiva. E, uma atmosfera é explosiva quando há a mistura de ar com substâncias combustíveis. Esses combustíveis podem estar em forma de névoas, vapores, gases, poeiras ou fibras que, após a ignição, a combustão se propaga através da mistura formada.
Classificação de áreas – Zonas:
A classificação de áreas em zonas, segundo a norma IEC 60079, é dividida em 06 categorias e variam em função do tipo de combustível e em função da probabilidade de formação de atmosferas explosivas.
Zona 0:
Local onde há, de forma contínua, frequentemente ou por longos períodos, a formação de atmosfera explosiva. Para esse caso, a formação de atmosfera explosiva ocorre pela mistura de ar e gases, vapores ou névoas combustíveis.
Zona 1:
Local onde a formação de atmosfera explosiva acontece eventualmente e em condições normais de operação. Para esse caso, a formação de atmosfera explosiva ocorre pela mistura de ar e gases, vapores ou névoas combustíveis.
Zona 2:
Local onde a formação de atmosfera explosiva não é esperada em condições normais de operação e, quando ocorre, essa existe por curto período de tempo. Para esse caso, a formação de atmosfera explosiva também ocorre pela mistura de ar e gases, vapores ou névoas combustíveis.
Zona 20:
Local onde há, de forma contínua, frequentemente ou por longos períodos, a formação de atmosfera explosiva. Para esse caso, a formação de atmosfera explosiva ocorre pela mistura de ar e poeiras ou fibras combustíveis.
Zona 21:
Local onde a formação de atmosfera explosiva acontece eventualmente e em condições normais de operação. Para esse caso, a formação de atmosfera explosiva ocorre pela mistura de ar e poeiras ou fibras combustíveis.
Zona 22:
Local onde a formação de atmosfera explosiva não é esperada em condições normais de operação e, quando ocorre, essa existe por curto período de tempo. Para esse caso, a formação de atmosfera explosiva também ocorre pela mistura de ar e poeiras ou fibras combustíveis.
Características gerais das zonas:
A seguir são apresentados, tipicamente, locais de ocorrência de cada uma das zonas citadas:
-
- Zona 0: Interior de tanques atmosféricos, canaletas fechadas, etc;
- Zona 1: ao redor de tampas de vasos, respiros, tomadas de coleta de amostras, etc;
- Zona 2: ao redor de flanges, selos de bombas, etc;
- Zona 20: interior de silos, filtros, etc;
- Zona 21: pontos de ensaque, etc;
- Zona 22: tampas de silos, juntas, etc.
A Figura 01 mostra, tipicamente, as áreas classificadas como Zona 0, 1 e 2, enquanto a Figura 02 mostra o grau de risco associado à cada uma das zonas.
Outras pílulas sobre esse assunto:
PL05-5040-002: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Classificação – Grupos;
PL05-5040-003: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Classificação – Classes de temperatura;
PL05-5040-004: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Níveis de proteção de equipamentos Ex;
PL05-5040-005: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Equipamentos – Tipos de proteção (parte 01);
PL05-5040-006: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Equipamentos – Tipos de proteção (parte 02).
Com relação às áreas classificadas, o time de engenharia da LTI foi treinado pela Excede. Além de ter a Excede como provedora de conhecimentos nessa área, a LTI conta com essa respeitada empresa como sua parceira para análises e estudos para classificação de áreas.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-5040-001
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.