Incêndio em planta de Etileno Glicol da Sinopec, na China, país que ó maior produtor mundial de químicos, deixou pelo menos uma pessoa morta e outra levemente ferida. Segundo a mídia estatal chinesa, houve uma forte explosão seguida de uma fumaça intensa, antes que toda a planta fosse engolida pela fumaça preta. Até o momento, a causa da explosão é de origem desconhecida e sem nenhum tipo de contaminação.
Autoridades de emergência decidiram realizar inspeções em toda a cidade de empresas químicas perigosas para identificar riscos potenciais como: depósitos de petróleo, postos de gasolina em áreas-chave, empresas químicas, fabricantes de produtos farmacêuticos e outros operadores com instalações de armazenamento.
De acordo com as autoridades locais, serão tomadas medidas para garantir a retificação dos riscos de segurança identificados em empresas que lidam com produtos químicos perigosos, com foco na segurança ao manusear produtos químicos e na implementação de sistemas de gerenciamento de segurança. Inspetores suspenderão a produção ou encerrarão as empresas de acordo com a lei se os problemas identificados não puderem ser retificados imediatamente.
Mais informações sobre esse acidente, podem ser obtidas clicando aqui.
Felizmente há diversas maneiras de reduzir os riscos e mitigar os danos decorrentes de acidentes em plantas industriais. A LTI – Loop Tecnologia Industrial oferece serviços de engenharia para implementação de SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança). Se você quiser saber mais sobre SIS, também oferecemos um treinamento gratuito sobre esse tema; a LTI – Loop Tecnologia Industrial busca, com isso, difundir a cultura de segurança em processos e tornar as instalações industriais mais seguras.