SINAMICS G120:
A linha de drives SINAMICS G120 é composta por inversores de frequência que atendem faixas de potência entre 0,55 e 250kW e disponibiliza equipamentos em três faixas de tensão (200V, 400V e 690V). Esses equipamentos são modulares e podem disponibilizar recursos de conectividade em diversos tipos de redes de comunicação e também disponibilizam funções de segurança.
Telegramas:
A comunicação entre os drives e o controlador (PLC) é feita através de telegramas, que são pacotes de dados pré-definidos. Para essa família de drives, existem vários tipos de telegramas (essa “Pílula, da LTI” apresentará apenas quatro tipos). Esses telegramas são compostos por dados que informam status do drive para controlador e por dados que permitem que o controlador envie comandos para esse mesmo drive.
Antes de apresentar cada um dos telegramas que serão tratados nessa pílula, vamos apresentar os dados que podem conter nesses telegramas; esses dados são mostrados na Figura 01.
Telegrama 01:
O telegrama 01 é apresentado na Figura 02 e é um dos telegramas mais simples que estão disponíveis. Pode-se verificar que, além dos bits de comando e status
(disponíveis nos dados ZSW e STW), esse telegrama possui apenas o comando para referência de velocidade e feedback de velocidade.
Nota: o detalhamento dos dados PZD e STW será apresentado em outra “Pílula, da LTI”.
Telegrama 20:
O telegrama 20 é apresentado na Figura 03 e, como pode ser observado, disponibiliza várias outras palavras.
Telegrama 350:
O telegrama 350 é apresentado na Figura 04 e, assim como o telegrama anterior, disponibiliza várias outras palavras.
Telegrama 352:
O telegrama 352 é apresentado na Figura 05 e também disponibiliza várias outras palavras.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-2010-011