Recursos necessários:
TIA Portal (para a elaboração dessa pílula, foi utilizada a versão 15).
DB (Data Block):
Os blocos de dados, DB’s, são utilizados para, como sugere seu nome, armazenar dados. Os dados desse tipo de bloco podem ser acessados por OB’s, FC’s e FB’s (“Global DB”). Esse tipo de bloco pode, inclusive, armazenar dados do tipo UDT (“User-defined Data Type”).
DB com dados otimizados / não otimizados:
Ao configurar uma DB, pode-se definir se os dados armazenados serão otimizados ou não.
Quando os dados são otimizados, cada posição da DB recebe apenas um endereço simbólico. A Figura 01 mostra alguns dados de uma DB otimizada.
A Figura 02 mostra os dados de uma DB não otimizada. Note que cada posição da DB recebe um endereço simbólico e um endereço fixo. Algumas funções, como por exemplo “PUT” e “GET” não operam com DB com dados otimizados.
Para habilitar ou desabilitar a otimização de dados de uma DB, clique com o botão direito sobre a DB de interesse e selecione a opção “Properties”. Em seguida, selecione a opção “Attributes”, na aba “General”, como mostrado na Figura 03.
Note que a opção “Optmized block access” é apresentada nessa tela. Basta selecionar essa opção para otmizar os dados dessa DB.
Quando o modo de otimização de dados está ativado, as áreas de memória são melhor aproveitadas, logo, o espaço ocupado na memória do controlador é menor. Observe na Figura 02 que a área de memória entre os bits 0.2 e 0.7 ficam “desocupados”, ou seja, essa área de memória não é alocada.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-2010-018
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.