Recursos necessários:
TIA Portal (para a elaboração dessa pílula, foi utilizada a versão 15).
PROFINET:
PROFINET é um protocolo de comunicação baseado em padrão de comunicação Ethernet. É uma rede determinística e bastante estável e tem ampla aplicação industrial.
Comunicação entre PLC´s:
A troca de dados entre dois ou mais PLC´s é bastante comum em aplicações industriais. O procedimento para estabelecer a comunicação entre dois PLC’s Siemens é relativamente simples. Essa primeira “Pílula, da LTI” mostra como realizar a troca de dados entre dois PLC’s (S7-1200, nesse caso) usando a função “PUT” (há outras maneiras para estabelecer a comunicação e troca de dados).
Função “PUT”:
Esse bloco de função, mostrado na Figura 01, está disponível no TIA Portal e é utilizado para disponibilizar dados de um PLC para outro.
Variáveis do bloco (entradas):
– REQ: ativa a troca de dados quando há uma borda de subida;
– ID: parâmetro para especificar a conexão com outro PLC;
– ADDR_x: endereço onde os dados serão escritos (no PLC que receberá os dados);
– SD_x: endereço onde estão os dados que serão disponibilizados.
Variáveis do bloco (saídas):
– DONE: vai para nível lógico 1 quando a escrita de dados é finalizada;
– ERROR: apresenta se há erro na comunicação (há erro quando está em nível lógico 1);
– STATUS: apresenta o status do bloco (serão apresentados detalhes em outra “Pílula, da LTI”).
A Figura 02 mostra um bloco com as variáveis de entrada e de saída configuradas (apenas para exemplo).
Observe a sintaxe das entradas ADDR_1 e SD_1. Sempre enderece com “P#” antes da DB. Note ainda que, nesse caso, após o endereçamento da DB, há a notação “WORD 4”; isso significa que o sistema irá escrever 4 words à partir da posição DBX0.0 – escreverá da DB1000 no PLC de origem do dado para a DB2000 do PLC que receberá o dado.
Após definir as variáveis, clicar sobre o ícone azul (superior direita do bloco) para configurar a comunicação. Existem duas possibilidades para definir o canal de comunicação. A primeira opção é declarar o PLC “Partner” (que receberá os dados), caso esse controlador esteja carregado no mesmo projeto do TIA Portal, como mostra o exemplo apresentado na Figura 03.
Para os casos onde os dois controladores não estão carregados no mesmo projeto, basta configurar o endereço IP do PLC “Partner” e definir sua configuração como “Unspecified”, como mostrado na Figura 04. Note que ao definir como “Unspecified”, o “Partner” fica como “Unknow”.
A configuração está finalizada, porém, é importante informar que as DB’s configuradas, tanto para origem como para destino de dados não podem estar configuradas para otimizar os dados e o PLC deve estar com as funções “PUT” e “GET” habilitas; o procedimento para habilitar as funções “PUT” e “GET” e a configuração de otimização da DB serão apresentados brevemente em outra pílula.
Segue a programação para completar a série de pílulas sobre a utilização dos blocos “PUT” e “GET”:
– PL05-2010-015: função “GET”;
– PL05-2010-016: habilitar função “PUT” / “GET”;
– PL05-2010-017: status dos blocos “PUT” e “GET”;
– PL05-2010-018: DB otimizada e não otimizada.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-2010-014