Sistemas lineares:
É considerado como sendo linear um sistema que atenda as propriedades da superposição e da homogeneidade. Entende-se pelo princípio da superposição, se a resposta da aplicação de um somatório na entrada é igual à soma dos valores encontrados na saída; por exemplo, se para uma entrada x1(S) tem-se uma resposta y1(S), e para
uma entrada x2(S) tem-se uma resposta y2(S), então para uma entrada x2(S)+x1(S) teremos como resposta o somatório y1(S)+y2(S).
Já para o princípio da homogeneidade, tem-se que, caso multiplique-se a entrada por um número também teremos o mesmo fator de multiplicação na saída. A Figura 01 exemplifica como é a relação de entrada e saída em sistema linear.
Sistemas não lineares:
Um sistema é não linear quando esse não atende as propriedades de superposição ou de homogeneidade, como mostrado no item anterior. A Figura 02 mostra a resposta de um sistema não linear.
Para acessar o artigo em nosso perfil do LinkedIn, clique aqui. Para baixar o artigo, em formato .PDF e a planilha para cálculos, entre em contato conosco.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-4050-006
Ótimo site!
Parabéns!!!
Desejo-lhes sucesso.
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.