Esse foi um ano diferente, complicado, cheio de desafios, etc. Também foi um ano com oportunidades: oportunidade de a ciência ser valorizada, oportunidade de alguns processos científicos serem apresentados à grande população, oportunidade de muitos saberem que a “Modelagem Matemática” e os “Modelos matemáticos” existem.
A matemática vem, há séculos e séculos, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento científico e tecnológico. Em 2020 muito se falou em distribuição, achatamento de curva, taxa, razão, proporção, probabilidade, etc., tudo em função da pandemia (terrível) que estamos enfrentando. O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), diante desse destaque que a matemática teve, publicou um texto interessante pautando o quanto a matemática foi assunto nesse ano. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
A modelagem matemática é uma ferramenta usada por várias áreas do conhecimento. Na LTI – Loop Tecnologia Industrial, por exemplo, usamos técnicas de modelagem para estudarmos processos dinâmicos que devem ser controlados (exemplo – de maneira bem simplificada: modelamos comportamentos que envolvem variações de vazão, pressão, temperatura, concentração, etc.). Usando esses modelos nós podemos “prever” comportamentos futuros de um sistema (industrial, no nosso caso), podemos testar limites operacionais com segurança, buscar pontos de desempenho ótimo, etc.; usamos esses modelos, principalmente, em nosso caso, para calcular os parâmetros de controladores e testar, em ambiente de simulação computacional, como o sistema irá responder após nossos ajustes. Quer conhecer um pouco mais sobre controladores PID e controle de processos? Visite, aqui mesmo em nosso blog, esses três artigos:
- Controlador PID – parte 01;
- Controlador PID – parte 02;
- Efeitos do sinal de referência em um sistema caldeira-turbina.
Esse é nosso último post do ano. Esperamos que em 2021 a ciência, a matemática e a vida sejam discutidas e entendidas por motivos mais leves.