Racionalização de um alarme
A última “Pílula, da LTI” mostrou como definir a prioridade de um alarme sob três aspectos. Para complementar esse assunto, essa pílula mostra o roteiro de racionalização de alarmes que é apresentado na norma Petrobras N-2900. Esse roteiro aborda todo o ciclo de criação de um alarme. A aplicação do roteiro é simples, porém, a obtenção das informações necessárias e correta definição das matrizes de impactos (ver pílula anterior) são fundamentais para que um alarme seja devidamente abordado. O roteiro é mostrado, em partes, nas figuras de 01 a 03.
O roteiro apresentado mostra, de forma clara, vários conceitos já mostrados nessa série de pílulas. O primeiro deles se refere à necessidade de haver pelo menos uma ação do time de operação, a ser desencadeada para tratar a situação / condição sinalizada. Outros dois pontos são a definição de uma resposta automática ou de um alerta, caso o tempo de resposta deva ser inferior a 1 minuto ou superior a 60 minutos, respectivamente.
Note que, obviamente, o alarme deve receber a maior prioridade encontrada, independentemente do aspecto que a tenha atribuído.
Na parte final do roteiro, a norma apresenta que deve ser avaliada a possibilidade de suprimir o alarme temporariamente. Como essa ação pode resultar em uma condição insegura, a supressão deve ser devidamente
avaliada e a estratégia para sua ativação deve ser bem estruturada. Vale, ainda, registrar que o roteiro apresentado deve ser aplicado como parte de um processo de melhoria contínua, logo, não basta aplicar esse procedimento uma única vez durante todo o ciclo de vida do alarme. Caso o processo passe por alterações (ponto de operação, novos requisitos de qualidade, novos requisitos legais, etc.), esse roteiro deve ser aplicado novamente.
Outras pílulas sobre gerenciamento de alarmes:
- PL05-5070-001: Gerenciamento de alarmes: Termos e definições;
- PL05-5070-002: Gerenciamento de alarmes: Normas e conceitos gerais;
- PL05-5070-003: Gerenciamento de alarmes: Métricas para sistemas de alarmes;
- PL05-5070-004: Gerenciamento de alarmes: Resposta automática, alarme e alerta;
- PL05-5070-005: Gerenciamento de alarmes: Definição da prioridade de um alarme.