Classificação de um alarme
Um sistema de alarmes bem projetado, implementado e mantido deve respeitar as métricas colocadas pelas normas de gerenciamento de alarmes. A distribuição dos alarmes é determinada em função de suas prioridades. A distribuição definida pela norma Petrobras N-2900 é mostrada na Tabela 01.
Atribuir uma das 4 prioridades à um alarme pode não ser uma tarefa simples. A norma citada mostra exemplos de como classificar os alarmes, em função de 3 aspectos; são eles:
- Riscos ao patrimônio / continuidade operacional;
- Riscos ao meio ambiente;
- Riscos às pessoas.
As matrizes de impactos para cada um dos aspectos são mostradas abaixo. Note que o TRD (tempo de resposta disponível) – mostrado na “Pílula, da LTI” anterior – é considerado na atribuição de prioridade à um alarme.
É importante destacar que as matrizes apresentadas devem, apenas, serem tomadas como referências. Ao se definir alarmes para uma outra companhia / unidade, deve-se redefinir os critérios de avaliação (de todos os
aspectos) e esses devem ter alinhamento à cultura de segurança da companhia e aos requisitos legais aos quais a companhia / unidade está enquadrada.
Outras pílulas sobre gerenciamento de alarmes:
- PL05-5070-001: Gerenciamento de alarmes: Termos e definições;
- PL05-5070-002: Gerenciamento de alarmes: Normas e conceitos gerais;
- PL05-5070-003: Gerenciamento de alarmes: Métricas para sistemas de alarmes;
- PL05-5070-004: Gerenciamento de alarmes: Resposta automática, alarme e alerta;
- PL05-5070-006: Gerenciamento de alarmes: Racionalização de alarmes.