Esse blog tem várias postagens sobre tristes acidentes industriais. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade de abordar a segurança em processos e em máquinas de uma forma que a probabilidade de ocorrência de acidentes seja a menor possível.
O mês atual (junho/2024) está repleto de ocorrências de acidentes em indústrias ao redor do mundo. No dia 14/06, foi registrado um acidente em uma empresa de alimentos localizada no estado de Minas Gerais. Esse acidente culminou na morte de um jovem de 24 anos.
Acidentes como esse podem e DEVEM ser evitados. Os sistemas de automação (controle, acionamentos, etc.) oferecem ampla gama de soluções para aumentar a segurança de máquinas. Ainda temos, por exemplo, as Normas Regulamentadoras (NR’s) que visam oferecer a garantia de condições saudáveis e seguras para os trabalhadores. A NR12 é específica para a segurança em máquinas.
Adotar as melhores práticas de engenharia para buscar atender os requisitos legais, como no caso da NR 12, e oferecer condições seguras em máquinas e equipamentos é o melhor caminho. Com isso, empresas e governos reduzem custos e, o mais importante, famílias recebem seus entes queridos de volta, ao término de um expediente.
Citamos, também, um acidente ocorrido no dia 12/06, no estado de Santa Catarina. Esse acidente, felizmente não ocasionou nenhum óbito, mas um trabalhador ficou ferido após a explosão de um tanque, devido uma reação química não controlada. O descontrole da reação terminou em explosão e incêndio subsequente.
A legislação brasileira ainda não prevê a obrigatoriedade de se ter sistemas ativos em segurança de processos, como por exemplo os SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança). A aplicação das melhores práticas de engenharia pode oferecer condições de alta segurança em processos químicos.
Para fechar o quadro de relato de acidentes, no dia 21/06, uma empresa italiana de produção de alumínio registrou uma explosão que deixou cinco pessoas em condição crítica de saúde. As causas desse acidente ainda não foram relatadas.
Nosso trabalho:
Identificar riscos, reduzir a probabilidade de ocorrência de acidentes e implantar meios para mitigar os efeitos de um eventual acidente é fundamental. Igualmente importante e, muitas vezes pouco discutido, é saber quais são os limites toleráveis para cada um dos riscos que podem ser encontrados dentro de uma indústria. Nunca teremos uma condição de risco ZERO, mas esse também não pode ser um argumento para deixar de pensar em segurança.
A LTI se dedica em estudar formas para oferecer serviços que possam contribuir para que as indústrias tenham processos e equipamentos mais seguros.
Nosso blog ainda disponibiliza uma série de materiais que podem ajudar na prevenção de acidentes; seguem alguns:
– HAZOP;
– Sistemas instrumentados de segurança;
– Funções de segurança em drives;
– Etc.