No dia 13/03/2024 uma nova fábrica de fertilizantes da Eurochem começou a operar em solo brasileiro. Esse complexo industrial tem capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o equivalente a 15% da produção nacional.
A unidade brasileira da Eurochem, que fica em Serra do Salitre-MG, recebeu investimentos da ordem de 1 bilhão de dólares e deve empregar cerca de 1500 pessoas. Esse complexo integra mina a céu aberto, com vida útil estimada em 25 anos, e unidade de beneficiamento e produção.
Esse incremento na oferta nacional é muito interessante para o Brasil, já que, como exemplo, em janeiro desse ano o país bateu recorde na importação de fertilizantes, totalizando 2,77 milhões de toneladas. Esses números mostram que o Brasil é extremamente dependente da oferta internacional dessa classe de insumos.
Essa forte dependência cobrou um alto preço nos últimos anos, em função da redução na oferta desse insumo, decorrente da pandemia de Covid-19 e, em seguida, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia, já que a Rússia é o principal país produtor de NPK.
Interessantemente, a Eurcohem é uma empresa com sede na Suíça, mas o seu capital é russo – isso mostra o “poder” da Rússia nesse mercado.
Como a demanda brasileira por fertilizantes deve continuar crescendo, é importante haver investimentos internos. Informações do início do ano de 2023 apontavam que o Brasil deve receber 21 bilhões de reais em investimentos até 2027; esperamos que esses investimentos se concretizem.