SLS:
A função SLS (Safely-Limited Speed), que tem sua representação gráfica mostrada na Figura 01, é uma função de segurança da classe de funções de monitoramento do movimento. Essa função, quando ativada, coloca o motor / conjunto mecânico em uma velocidade pré-definida e segura.
Caso a velocidade seja excedida, uma função de parada deve ser disparada, de modo a garantir a integridade de pessoas e/ou equipamentos (pode ser aplicada, por exemplo, a função SS1).
A depender do tipo de carga mecânica acoplada ao motor, essa aplicação não requer a utilização de encoder.
SSM:
Mais uma função da classe de monitoramento do movimento, a função SSM (Safe Speed Monitor) pode ter a sua atuação confundida com a SLS.
A função SSM, que tem sua representação gráfica mostrada na Figura 02, monitora se o motor está operando dentro de uma faixa específica de velocidade.
Se o motor operar com velocidades abaixo ou acima da faixa especificada, essa função de segurança é ativada e o sistema de controle pode disparar outras funções adicionais (a função a ser disparada depende das características de cada aplicação).
SDI:
A terceira função de segurança apresentada nessa pílula é a SDI (Safe Direction), que tem sua representação gráfica mostrada na Figura 03 e também é uma função da classe de monitoramento do movimento. Essa função faz com que o motor seja acionado em uma direção específica; caso o motor tenha o movimento revertido, uma função de segurança é disparada.
Outras pílulas sobre esse assunto:
PL05-1580-001: Funções de segurança em drives: Generalidades;
PL05-1580-002: Funções de segurança em drives: Funções STO e SS1;
PL05-1580-003: Funções de segurança em drives: Funções SOS, SS2;
PL05-1580-005: Funções de segurança em drives: Funções SLP e SCA;
PL05-1580-006: Funções de segurança em drives: Funções SBC e SBT.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-1580-004
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.