As indústrias químicas podem ser consideradas bombas relógio? Essa é uma pergunta que não tem uma resposta simples, mas há uma série de fatores que devem ser tratados com muito cuidado, para que uma “bomba não seja armada”.
O site rhportal publicou uma interessante matéria sobre questões relativas à segurança em indústrias químicas; a publicação cita que esse tipo de empresa, embora seja o que mais oferece riscos, é onde há menos registros de acidentes.
Um acidente em uma indústria química tem potencial para afetar não só os seus colaboradores e os seus ativos; em geral afetam a comunidade no entorno da empresa e tem potencial para gerar prejuízos ambientais.
Os tipos mais comuns de acidentes em uma indústria química são apresentados em uma publicação do site Química. Dentre os principais riscos estão os incêndios e explosões.
Infelizmente há, no mundo todo, vários casos recentes de eventos catastróficos em indústrias químicas, inclusive resultando em explosão e/ou incêndio. Há, inclusive, relatos de alguns acidentes no estado de São Paulo.
No dia 07/06/2023 houve um vazamento de gás que afetou a comunidade próxima à uma indústria localizada em Taubaté-SP. O vazamento aconteceu em decorrência do alívio de pressão promovido por um disco de ruptura instalado em um dos reatores da empresa. Felizmente, nesse caso, não houve perda de vidas.
No dia 22/06/2023 houve uma explosão e subsequente incêndio em uma indústria química localizada em Várzea Paulista-SP. Esse acidente feriu 05 pessoas, sendo que uma delas ficou em estado grave, e foi decorrente de uma explosão em uma caldeira.
Também no dia 22/06/2023, houve uma explosão em uma petroquímica instalada no polo petroquímico do ABC. Esse acidente também atingiu 05 pessoas e uma delas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Um outro incêndio, ocorrido no dia 29/06/2023, consumiu toda a instalação de uma fábrica de velas, localizada em Americana-SP. O incêndio teve início em um tanque de fusão de parafina e, como já citado, provocou grandes prejuízos materiais, mas, felizmente, não feriu nenhuma pessoa e o fogo não se alastrou para instalações vizinhas.
Fica claro que a prevenção de acidentes em indústrias deve ser tratada com bastante seriedade pelas companhias e a LTI – Loop Tecnologia Industrial também se dedica à auxiliar indústrias químicas a terem uma instalação mais segura, fornecendo serviços especializados para:
– Identificação e classificação de áreas potencialmente explosivas;
– Projeto de instalações elétricas para áreas classificadas;
– Estudo para avaliação de riscos em processos industriais;
– Projeto e implantação de SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança);
– Etc.