Pesquisadores da University of British Columbia (UBC) desenvolveram um método de remoção de “produtos químicos eternos”, conhecidos como PFAS, retirados da água potável. Os PFAS (substâncias per e polifluoroalquil) são produtos químicos que adicionados a produtos de consumo tendem a torná-los antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas, como pode ser visto nesse link.
Para a remoção de PFAS da água potável, os pesquisadores da UBC criaram um material de superfície sólida insolúvel capaz de capturar e reter todo o conteúdo de PFAS presente no abastecimento de água. Outros métodos, como os que utilizam carvão ativado e sistemas de troca iônica, não retiram todos os PFAS existentes e requerem um tempo maior para o tratamento da água.
O professor de engenharia química e biológica da UBC, Dr. Madjid Mohseni, explica o novo método: “Nossa mídia adsorvente captura até 99% das partículas PFAS e pode ser regenerada e potencialmente reutilizada. Isso significa que, quando removemos OS PFAS desses materiais, não acabamos com resíduos sólidos altamente tóxicos, que serão outro grande desafio ambiental.” Para saber mais detalhes sobre o novo tratamento de água, clique aqui.