Definições para área classificada e atmosfera explosiva:
Uma área é classificada quando há a probabilidade de existir ou de se formar uma atmosfera explosiva. E, uma atmosfera é explosiva quando há a mistura de ar com substâncias combustíveis. Esses combustíveis podem estar em forma de névoas, vapores, gases, poeiras ou fibras que, após a ignição, a combustão se propaga através da mistura formada. Essa “Pílula, da LTI” mostra alguns tipos de proteção disponíveis.
Ex-d: à prova de explosão:
Esse tipo de proteção consiste em confinar os componentes que podem causar a ignição de uma atmosfera explosiva. Os invólucros utilizados nesse tipo de proteção são projetados para suportar a pressão resultante de uma explosão, não propagando essa explosão para o seu entorno. A Tabela 01 mostra as principais aplicações.
Ex-i: segurança intrínseca:
Esse tipo de proteção consiste em limitar a energia disponível para os equipamentos que são alocados em área potencialmente explosiva. Esse tipo de proteção requer equipamentos associados, tais como barreiras zener e isoladores galvânicos. A Tabela 02 mostra as principais aplicações.
Outras pílulas sobre esse assunto:
PL05-5040-001: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Classificação – Zonas;
PL05-5040-002: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Classificação – Grupos;
PL05-5040-003: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Classificação – Classes de temperatura;
PL05-5040-004: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Níveis de proteção de equipamentos Ex;
PL05-5040-006: Áreas classificadas / atmosferas explosivas: Equipamentos – Tipos de proteção (parte 02).
Com relação às áreas classificadas, o time de engenharia da LTI foi treinado pela Excede. Além de ter a Excede como provedora de conhecimentos nessa área, a LTI conta com essa respeitada empresa como sua parceira para análises e estudos para classificação de áreas.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-5040-005
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.