Recursos necessários:
RSLogix 5000 ou Studio 5000.
Ajustar data e hora de uma CPU:
As CPU’s dos PLC’s da linha CompactLogix e dos PAC’s da linha ControlLogix possuem relógio de tempo real, logo, é possível elaborar lógicas que tenham dados de data e hora como variáveis.
Para ajustar a data e a hora de uma CPU, clique com o botão direito sobre a CPU, como mostrado na Figura 01 e em seguida selecione a opção “Properties”; em seguida selecione a aba “Date/Time”, e acesse a tela de ajustes mostrada na Figura 02.
Instrução GSV:
A instrução GSV (Get System Value) pode ser usada para ler várias informações de um controlador. Nessa “Pílula, da LTI”, será mostrado, apenas, como ler as informações de data e hora.
Passo 01:
Antes de configurar a instrução GSV, é necessário criar um vetor com 7 posições, para variáveis do tipo DINT, como mostrado na Figura 03 (recomendado não criar como variável local).
Passo 02:
Insira a instrução GSV e a configure como mostrado na Figura 04 e descrito a seguir:
– Campo “Class Name”: selecione a opção “WallClockTime”;
– Campo “Atribute Name”: selecione a opção “DateTime” ou a opção “LocalDateTime” (as diferenças serão mostradas posteriormente);
– Campo “Dest”: insira o vetor que foi criado, como descrito no Passo 01.
Quando a rotina que abriga a instrução GSV estiver sendo executada, os dados referentes à data e hora serão carregados no vetor que foi endereçado nessa instrução; os dados serão disponibilizados como mostrado a seguir:
– Posição 0 do vetor: Ano;
– Posição 1 do vetor: Mês;
– Posição 2 do vetor: Dia;
– Posição 3 do vetor: Hora;
– Posição 4 do vetor: Minuto;
– Posição 5 do vetor: Segundo.
Como pode ser observado na Figura 02, pode-se configurar a data e a hora e a região (Time Zone). Como citado no Passo 02, pode-se usar o atributo (“Atribute Name”) “DateTime” ou “LocalDateTime”. A diferença é mostrada a seguir:
– “DateTime”: a instrução GSV retornará a hora configurada com referência UTC = 0, ou seja, sem considerar a região;
– “LocalDateTime”: a instrução GSV retornará a hora configurada com a referência UTC configurada.
A Figura 05 mostra os dados retornados para cada um dos atributos. Observe que, para o atributo “DateTime” (dados retornados no vetor “DATE_TIME”), os dados correspondem a um horário sete horas adiantado em relação ao horário da CPU; para o atributo “LocalDateTime” (dados retornados no vetor “LOCAL_DT”) os dados correspondem exatamente aos dados do relógio da CPU. A diferença de sete horas se dá pelo fato de a CPU estar com seu relógio configurado para UTC = -7 (referência: Arizona, USA).
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-2020-010
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.