Recursos necessários:
TIA Portal (nesse caso foi utilizada a versão 15).
AS-INTERFACE:
A rede industrial AS-i (Actuator Sensor Interface) foi normatizada em 1999 e, embora seja antiga, ainda é utilizada em várias aplicações industriais.
A instalação física de dispositivos nessa rede é bastante simples, em especial pelo fato de os dispositivos serem conectados em paralelo por um único par de fios; esse único par é responsável pela alimentação dos dispositivos e pelo tráfego de dados.
Inserir um dispositivo AS-i em uma rede:
Os dispositivos AS-i são reconhecidos em uma rede pelo seu endereço de rede, logo, esses devem ser endereçados.
O tipo do dispositivo deve ser configurado no cartão AS-i master e a configuração desse tipo é o objeto principal dessa “Pílula, da LTI”.
Essa pílula adota duas premissas:
- A rede AS-i já está configurada no PLC¹;
- Como existem vários dispositivos para esse tipo de rede, vamos usar, como exemplo, um monitor de válvulas da Sense para ser adicionado na rede.
Considere que um monitor de válvulas Sense, modelo PSH5-M..32-ASI3.2 deve ser adicionado na rede.
Esse dispositivo é caracterizado (dados de manual do dispositivo) pelos parâmetros: IO: 3 | ID: A | ID2: 1 – como mostrado na Figura 01.
Notem que esse dispositivo irá disponibilizar dois sinais e irá receber um sinal do PLC.
Nota 1: em breve a LTI emitirá uma pílula mostrando como inserir uma rede AS-i.
Para inserir o dispositivo na rede, selecione o modo “Portal View” do TIA Portal e selecione a seção “Devices & Networks”; em seguida clique em “Configure networks”, como mostrado na Figura 02.
Os hardwares que podem ser adicionados ficam na seção “Hardware catalog”, como pode ser visto na Figura 03.
Para inserir o dispositivo na rede escolhida, selecione a opção de visualização “Network view”, mostrada na Figura 04.
Escolha o dispositivo a ser inserido na seção “Hardware catalog”, pasta “Field devices”, subpasta “AS-Interface”. Note que existem várias opções de dispositivos que podem ser inseridos, porém, o dispositivo escolhido (monitor de válvulas) não consta na lista de opções, sendo assim, selecione a subpasta “Universal slave”, como mostrado na Figura 05.
Arraste o dispositivo para a rede AS-i, como mostrado na Figura 06.
Para configurar o dispositivo inserido, dê duplo clique sobre o mesmo e, em seguida, selecione o dispositivo (na tela que será mostrada). Na seção “Properties”, selecione a opção “AS Interface”; digite o endereço do dispositivo no campo “Address”, como mostrado na Figura 07.
Defina o perfil do hardware, clicando em “Options” como mostrado na Figura 08 (ver Figura 01).
Basta, agora, definir o endereçamento de I/O do dispositivo; para tanto, clique sobre a opção “I/O addresses” (ver Figura 08) e configure os endereços de entrada e de saída.
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-2010-013