Recursos necessários:
– Matlab / Simulink.
Função de transferência:
Uma função de transferência é um modelo matemático simplificado de um processo dinâmico linear (no domínio da frequência – ver Transformadas de Laplace). Uma função de transferência relaciona a saída (resposta) dinâmica de um sistema à entrada (excitação) à qual esse sistema é submetido.
Para representar sistemas dinâmicos reais, em geral, é necessário incluir um atraso de transporte.
A Figura 01 mostra a representação geral de uma função de transferência. A Figura 02 mostra a representação geral de uma função de transferência com tempo morto.
Importante: “s” (mostrado nas Figuras 01, 02 e 04) é uma variável complexa.
Bloco “Transfer Fcn”:
Para implementar uma função de transferência no Simulink, usa-se o bloco “Transfer Fcn”, mostrado na Figura 03 (bloco à esquerda).
Nas propriedades do bloco tem-se os parâmetros “Numerator coefficients” (numerador da função de transferência) e “Denominator coefficients” (denominador da função de transferência); são nesses dois campos que se colocam os dados referentes à função de transferência.
Bloco “Transport Delay”:
Para implementar uma função de atraso de transporte (tempo morto) no Simulink, usa-se o bloco “Transport Delay”, mostrado na Figura 03 (bloco à direita).
Nas propriedades do bloco tem-se o parâmetro “Time delay”; nesse campo se configura o tempo desejado.
Os blocos “Transfer Fcn” e “Transport Delay” são encontrados na pasta Simulink / Continuous, da biblioteca de funções do Simulink.
Nota: a Figura 04 mostra uma função de transferência, a implementação no Simulink e os devidos parâmetros.
Para baixar essa “Pílula, da LTI” em formato .PDF, acesse nosso servidor. Essa pílula também pode ser acessada no nosso perfil do LinkedIn.
Visite nossa página no Facebook e no Instagram.
–
Elaborado por: Everton Salomé
Referência LTI: PL05-4040-001